Mensagem da Comissão de Estudos Pós-Graduados

 Bem-vindos ao novo ano lectivo no ICS!

O ICS acumula uma longa experiência de pesquisa nos diversos domínios ...

ver mais

Mensagem da Comissão de Estudos Pós-Graduados

 Bem-vindos ao novo ano lectivo no ICS!

O ICS acumula uma longa experiência de pesquisa nos diversos domínios das ciências sociais. O reconhecido valor da investigação produzida pelos seus membros está também ao serviço de programas qualificados de doutoramento e de ensino pós-graduado. Por isso, o ambiente de trabalho que os nossos estudantes encontram no ICS é o que melhor favorece a realização das suas expectativas de formação e aperfeiçoamento curricular.

A Comissão de Estudos Pós-Graduados do ICS coordena e acompanha as acções de uma equipa de investigadores e técnicos que fazem o seu melhor para proporcionar aos estudantes dos nossos programas de ensino pós-graduado as condições que garantam o pleno sucesso do seu trabalho. Estamos à disposição de todos para contribuir para tal sucesso.

O site da pós-graduação disponibiliza um conjunto de informações úteis e relevantes sobre a vida académica do ICS, nomeadamente sobre a estrutura dos cursos em funcionamento, planos de estudos, calendário de actividades lectivas, normas e regulamentos. Estas e outras informações estão sempre disponíveis e actualizadas na página web do ICS, que deverá ser regularmente consultada. A comunicação directa com os estudantes é feita através do endereço institucional de correio electrónico atribuído individualmente.

A todos que agora iniciam ou retomam actividades de formação avançada no ICS, apresentamos os melhores votos de boas-vindas e bom recomeço!

 

Cordiais saudações académicas

A Comissão de Estudos Pós-Graduados


ICS, uma Escola Doutoral em Ciências Sociais

Os novos Estatutos da Universidade de Lisboa (UL) definem o ICS como unidade orgânica de investigação e ensino. Tal definição expressa bem a relevância das actividades de ensino pós-graduado na construção da identidade institucional do ICS. Sem negar o carácter primordial e prioritário da vocação dos membros do ICS como investigadores de carreira, o novo estatuto legal traduz a necessária e indispensável articulação que terá de existir entre as actividades de investigação e a formação avançada de novos recursos que possam vir a desenvolver acções de pesquisa no ICS ou noutras instituições. Deste modo, a Escola Doutoral em Ciências Sociais insere-se no conjunto de atribuições do ICS, enquanto unidade orgânica da UL, mas também enquanto Laboratório Associado da FCT, procurando consolidar acções de formação avançada nos domínios da Antropologia, Ciência Politica, Geografia Humana, História, Psicologia Social e Sociologia, que por sua vez possibilitem o reforço e valorização dos seus programas e projectos de pesquisa, com relevância a nível nacional, mas também no panorama europeu e mundial.

Para a concretização de tal objectivo será particularmente valorizada no futuro a construção de novas parcerias internacionais, visando a colaboração em programas de doutoramento conjuntos promovidos por instituições europeias, assim como a cooperação com países do espaço lusófono, especialmente com o Brasil.

Outro objectivo importante da Escola Doutoral em Ciências Sociais é a consolidação do papel do ICS no desenvolvimento do ensino pós-graduado da Universidade de Lisboa, quer mediante uma integração e participação mais intensa em actividades conjuntas, quer através da organização própria de acções de ensino pós-graduado qualificado que contribuam para programas de formação contínua de actualização e especialização. Neste âmbito, assume particular relevo a oferta de Summer Schools em domínios de aperfeiçoamento curricular e de aprofundamento de métodos e técnicas de análise de dados quantitativos e qualitativos, com aplicação em ciências sociais.