Página principal        |        Ficha técnica        |        CISEP        |       Contacto

Debates Parlamentares sobre Economia e Finanças (1821-1910)

Projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do programa POCTI, comparticipado pelo fundo comunitário europeu FEDER (POCTI/HAR/44207/2002), e pelo Banco de Portugal.


Apresentação do projecto

O objectivo principal deste projecto é a valorização dos debates parlamentares enquanto fonte de conhecimento histórico. No caso particular aqui privilegiado – debates sobre temas económicos e financeiros – trata-se de um núcleo documental imprescindível para o estudo da formação do discurso político e económico e sua repercussão pública. Com efeito, a Câmara de Deputados constitui um lugar central de discussão e decisão política em matérias estratégicas para o desenho, configuração e ordenamento do tecido económico e financeiro português ao longo da época da monarquia constitucional (1820-1910).

Para uma interpretação global dos elementos de informação que constam desta base de dados, veja-se sintese.pdf

Os resultados deste projecto são fundamentalmente de dois tipos:

1) Sistema de pesquisa e consulta que permite identificar, organizar e utilizar informação relativa a debates parlamentares sobre temas económicos e financeiros durante o período estudado. A criação deste sistema assenta numa base de dados composta por 5355 registos com 12 campos de informação, construída através da leitura sistemática dos Diários da Câmara dos Deputados (ou, em substituição, o Diário do Governo ou o Diário de Lisboa nos anos que não ocorreu publicação do Diário da Câmara dos Deputados) dos diversos períodos de legislatura compreendidos entre 1821 e 1910. Os resultados de pesquisa contém os elementos de identificação indispensáveis à consulta dos debates no arquivo digital disponível na página da Assembleia da República.

2) Conjunto de ensaios e publicações sobre os debates económicos e financeiros mais significativos e sobre os deputados que mais se destacaram nestas matérias ao longo do período em análise. A diversidade de tais estudos traduz a riqueza das fontes e a multiplicidade de interesses de pesquisa dos membros da equipa que realizou este projecto. Os estudos realizados serão disponibilizados neste endereço após a respectiva publicação.


Apresentação da pesquisa

O sistema de pesquisa e consulta dos debates parlamentares permite obter dois níveis diferentes de resultados, consoante as necessidades do utilizador.

    1) O primeiro nível, a pesquisa simples, é comandado apenas por um campo de informação, permitindo obter uma listagem simples de debates correspondentes ao campo seleccionado. Os campos disponíveis para consulta são os seguintes:
    2) O segundo nível de pesquisa, a pesquisa avançada, permite obter resultados mais complexos e depurados, através da utilização de combinações de dois a cinco dos campos de informação disponíveis para a pesquisa simples.

Em ambos os casos, a listagem de resultados faz-se através da identificação dos debates com indicação do nº de acta, data, páginas e assunto/tema principal. As listagens obtidas poderão ser exportadas para ficheiros Microsoft EXCEl/WORD ou impressas.


Ensaios e Publicações

Os resultados da investigação levada a cabo pelos membros da equipa deste projecto são os seguintes:

/página em construção/


Página principal        |        Ficha técnica        |       CISEP        |       Contacto