Período
ISSN
Título
Grupo Disciplinar
Sistema de Classificação
Classificação
Bem-vindo ao classifICS, sistema de classificação de revistas em ciências sociais!
O sistema classifICS resulta da agregação e estandardização de 6 diferentes sistemas internacionais de classificação de revistas científicas em diversos domínios das ciências sociais (ISI, SCOPUS, ESF, AERES, CAPES e CERES).

O sistema classifICS é um sistema de classificação aberto que permite a incorporação adicional futura de quaisquer outras revistas cientficas que venham a ser referenciadas em pelo menos um dos 6 sistemas de classificação contemplados.

O sistema classifICS é um sistema de classificação dinmico que poderá futuramente incorporar outros sistemas de classificação, designadamente os que vierem a resultar de processos de avaliação de revistas portuguesas nos diversos domínios das ciências sociais.

Os objectivos fundamentais do classifICS são:
- reconhecer e valorizar a importncia da divulgação da produção científica em suportes de publicação amplamente aceites pela comunidade académica internacional, como são as revistas científicas com peer review;
- disponibilizar informação e identificar os suportes de publicação que, devido ao reconhecimento pblico dos seus padrões de qualidade e de excelência, deverão ser escolhidos ou privilegiados pelos investigadores nas áreas das ciências sociais para a publicação dos seus trabalhos científicos, com vista à sua melhor divulgação e maior impacto público;
- estabelecer patamares e escalões de qualidade claramente identificáveis em função de critérios objectivos que respeitam as práticas vigentes em processos de monitorização e avaliação interna e externa de sistemas e instituições de investigação.

Saiba mais sobre o classifICS [pdf informativo]

Ficha técnica:

O classifICS é propriedade registada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sendo a sua consulta de acesso livre através do sítio do ICS na internet. Foi concebido e executado por um grupo de trabalho constituído pelos seguintes investigadores do ICS: José Lus Cardoso (coordenador), Andrés Malamud, Cícero Pereira, Filipe Carreira da Silva e Susana de Matos Viegas. O apoio técnico para a construção e actualização do classifICS é garantido por Telma Vinhas, dos serviços de assessoria científica do ICS. O desenvolvimento da aplicação informática é da responsabilidade de Ricardo Pereira, do STIC do ICS.